Seminaristas maiores da Diocese de Picos iniciam pastoral missionária

Os alunos do Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, Regional NE IV – Piauí, iniciaram, no último mês (fevereiro/2016), suas atividades pastorais, que se desenvolverá neste ano formativo 2016.

Durante a semana os seminaristas do Piauí se dedicam aos estudos, à oração e ao desenvolvimento como pessoa humana, e no fim de semana, deixam os livros acadêmicos e tomam a livro da vida das pessoas, para se fazer pastores capazes de entram e transformar a vida da comunidade que lhe será confiada.

O Projeto Formativo que orienta a preparação dos futuros presbíteros do Piauí em sua dimensão pastoral-missionária sistematiza a prática missionária em blocos de modo a favorecer que esses possam tornar-se peritos em pastoral: Os que estão iniciando a filosofia se dedicam a uma Pastoral de Misericórdia, os do segundo ano, às Pastorais Sociais, os que concluem, à Administração Paroquial. Já na teologia, os primeiros e segundos anistas fazem Pastoral Missionária Paulina, itinerante, os do terceiro ano, Pastorais Específicas e os que estão no último ano de preparação para o sacerdócio, Pastoral Petrina, ligada as exigências feitas aos párocos.

Dessa maneira os seminaristas maiores da diocese de Picos estão desempenhando sua formação pastoral assim divididos: Gildo Coelho, junto a Isaías Pereira, Arquidiocese de Teresina, estão na pastoral vocacional acompanhados pelo Pe. Daniel, reitor do seminário propedêutico e coordenador da pastoral vocacional; José Marcos, pastoral catequética; Francisco Ramires, Cláudio Santana, Marcos Vinícius e Vanderlan, pastoral missionária “Paulina”; Francisco Regis e Allef Carvalho, pastoral do Povo de Rua; e Francisco de Assis, pastoral social.

Os futuros presbíteros estão recebendo uma sólida formação pastoral para que possam serviço com alegria e eficiência em seu ministério pastoral junto ao povo de Deus da amada Diocese de Picos.

2

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email