Paróquia de Patos do Piauí realiza Assembleia Paroquial de Pastoral

Com a temática anual da Igreja a nível diocesano, a Paróquia São Sebastião, constituída pelos municípios de Patos e Jacobina do Piauí, realizou neste sábado (28/01), Assembleia Paroquial de Pastoral. A assembleia aconteceu de 08:00 às 16:00h no Salão Paroquial e reuniu representantes dos grupos, pastorais e movimentos eclesiais da paróquia, bem como o pároco, Padre Edivaldo dos Santos Silva.

Dois temas importantes foram trabalhados durante a assembleia. O primeiro tema estudado durante toda a manhã foi assessorado pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, que refletiu sobre Conselhos Paroquiais e de Pastoral Comunitários à luz do Código de Direito Canônico e do Documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Em sua missão de Pastor, Dom Plínio iniciou sua fala respaldando o que já foi feito na Diocese de Picos. Conforme o bispo, nos últimos dez anos a Diocese cresceu muito na parte física, mas ainda falta a outra parte mais importante que é a reforma da Igreja Povo de Deus. Com base no Evangelho de São João (21, 15-17) disse: “é grande minha responsabilidade de renovar a nossa Igreja Povo de Deus e vamos precisar de muita gente para fazer esse mandato de Jesus que disse a Pedro, cuide de minhas ovelhas”.

A instituição dos conselhos paroquiais e comunitários em todas as paróquias, além de ser uma decisão tomada em assembleia diocesana, é um desejo do bispo que todas as comunidades da Diocese de Picos tenham seus conselhos e que funcionem bem, sendo uma verdadeira Igreja, comunidade de comunidades. O Conselho tem como função ajudar o padre coordenar e animar os trabalhos missionários, pastorais e administrativos da Paróquia.

Com o intuito de fazer compreender a importância e metodologia dos conselhos, o bispo tem realizado reuniões nas paróquias e áreas pastorais e participado de várias assembleias paroquiais para falar sobre os mesmos. A partir do exposto, os participantes se reuniram em grupos onde refletiram sobre alguns questionamentos emitidos pelo bispo acerca dos Conselhos Paroquiais e de Pastoral Comunitários.

À tarde, o agente da Caritas Diocesana de Picos e integrante do Conselho de Pastoral Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis no bairro Junco, Jefferson Lima, fez uma explanação sobre a importância da vivencia do Ano Mariano dentro das famílias e das comunidades. Em sua fala destacou: “Esperamos que o Ano Mariano seja de total evangelização e que a exemplos de Maria nos tornemos uma Igreja viva”.

Após o dia de estudo, a assembleia encerrou-se às 16 horas. Como encaminhamentos, foram escolhidas três prioridades a serem trabalhadas na paróquia no ano de 2017, sendo elas: Criação e acompanhamento dos Conselhos, Intensificar a Formação Litúrgica e Pastoral e Reativação da Pastoral da Pessoa Idosa e da Criança.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email