Jovens missionários se encontram com seminaristas do Piauí

Na manhã do sábado (05/03), o Conselho Missionário de Seminaristas – COMISE – recebeu a visita de representantes da Juventude Missionária de Teresina e de todo o regional NE IV.

Uma das atividades do COMISE, como indica as diretrizes nacionais, por meio da Pontifícia União Missionária, é apoiar os grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias (FM), Idosos e Enfermos Missionários que são atividades da Pontifícia Obra da Propagação da Fé para animação e cooperação missionária.

Nesse encontro de aproximação e cooperação entre formação presbiteral missionária e os jovens missionários, ambos os lados expuseram seus anseios e alegrias, mas também a luta desafiadora que é criar uma cultura de missão em nossas comunidades, e ainda nos nossos ambientes formativos.

Na oportunidade, os jovens puderam conhecer o seminário, o que é uma experiência vocacional, e os seminaristas, experimentar o ardor missionário que os jovens despertam com sua presenta inquietante e indagadora. O seminarista Marcos Antônio, da diocese de Campo Maior, atualizando as palavras do Papa Paulo VI, interpelou, o grupo reunido: O que é feito da energia transformadora da Boa Nova do Evangelho?” Sentenciou: “somos nós que devemos anunciar Jesus com nosso testemunho onde quer que estejamos!”.

No encontro partilharam calendários de atividades missionárias e propuseram atividades comuns, onde COMISE e JM possam realizar formações, missões e cooperações missionárias em parceria.

Essa aproximação das obras missionárias do ambiente formativo é indispensável para gerar nos seminários e casas de formação a cultura missionária e a consciência de que toda vocação nasce da e para missão. “Uma vez que agora, ainda no seminário, vocês podem conhecer do que se trata a Dimensão Missionária de forma muito concreta, quando padres, poderão ser motivadores de uma evangelização cada vez mais eficaz e transformadora no ministério de vocês.” Disse a jovem missionária Beatriz, da JM da Arquidiocese de Teresina.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email