Fiéis participam da Procissão de Bom Jesus dos Passos em Picos

Foi em gesto de penitência que milhares de fiéis vivenciaram na tarde desta sexta-feira, 18 de março de 2016, mais uma experiência de sair pelas ruas da cidade de Picos passo a passo acompanhando a imagem de Jesus e a imagem de Maria recordando os passos de Jesus pela cidade de Jerusalém com a cruz nas costas na direção do lugar onde ele foi crucificado.

Assim como em anos anteriores, as três Paróquias sede realizaram procissões simultâneas. A Cruz foi levada do bairro Junco até o centro pelos fiéis da Paróquia São Francisco de Assis; a imagem do Bom Jesus dos Passos foi conduzida pelos fiéis da Paróquia São José Operário; e a imagem de Nossa Senhora das Dores, levada pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

Com algumas paradas para reflexões, durante o trajeto das imagens representantes dos grupos e pastorais vestidos conforme a tradição representavam as figuras de José de Arimateia, Nicodemos, Maria, Simão Sirineu, Maria Madalena e Verônica, que, de acordo com as escrituras acompanharam Cristo em direção ao Monte Calvário.

O encontro das três imagens aconteceu às 18:00h na Praça Justino Luz, momento em que evoca a quarta estação da Via-Sacra, quando Jesus encontra com sua Mãe.

DSC_0021

Após o ato, a comunidade seguiu para o adro da Catedral Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges, Sebastião Francisco dos Santos, Adalto Vieira dos Santos, Flávio de Sousa Santiago, João Pereira de Sousa e David de Sousa Barros.

DSC_0107

Na homilia, Dom Plínio refletiu sobre a imagem de Maria, a predileta de Deus, escolhida para ser a mãe de Jesus. “Maria, deu diversos passos para cumprir a sua missão de serva. Os evangelhos nos fazem recordar aquela atitude de Maria de sair apressadamente depois que se identificou com o chamado de Deus para ser a mãe de Jesus. Ela sai numa caminhada de mais de 150 km para ir à casa de Isabel, acolhê-la no momento de sua gravidez e contar as novidades que encheram seu coração de júbilo. Maria sai com seu esposo José até Belém para cumprir o preceito da lei, ela acompanha seu esposo no cumprimento da missão de seu filho que já começa acontecer [….]. Maria que era mãe mestra e acolhedora  se torna discípula de Jesus seguindo para onde Ele vai e, hoje, saímos de casa com o proposito de caminharmos com Jesus e com Maria vendo passo a passo até o encontro da mãe com o filho”.

A Procissão de Passos representa a paixão de Cristo. Em Picos, o evento acontece há vários anos e simboliza o encontro de Jesus com Maria a caminho do Calvário.

DSC_0083

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email