14 de Junho de 2017

Festejo de Santo Antônio encerra com missa solene e procissão em Padre Marcos

Publicado por Autor:Danilo Bezerra/Site cidadesnanet

Hoje, 13 de junho, é dia de Santo Antônio, um dos mais populares da fé católica. Na cidade de Padre Marcos, no interior do Piauí, há 103 anos a comunidade celebra a festa do santo casamenteiro, uma tradição iniciada muito antes da emancipação do município.

Nesta terça-feira, após 13 dias de missas e muitas orações, foi celebrada a tradicional Missa Solene da Festa, presidida pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Fernando Amando, Antônio Cristo, Francisco Berto, Miguel Feitosa e Ismael de Holanda.

A Santa Missa foi campal e, numa demonstração de fé, centenas de fiéis católicos enfrentaram o sol forte para participar da celebração. Após a Missa, foi realizada a tradicional procissão com a imagem do padroeiro, que percorreu ruas do Centro da cidade e retornou à Igreja Matriz, onde aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento e dos pães, que foram distribuídos entre os devotos, a exemplo de um gesto de Santo Antônio, quando distribuiu o pão aos pobres.

O padre Fernando Amando, pároco local, fez um breve pronunciamento. Suas palavras foram de agradecimento a todas as pessoas que participaram dos festejos, vindas de perto e de longe, e aos que colaboraram com a realização do mesmo. “Muito obrigado a todos. Que Deus nos abençoe e que essa fé renovada e fortalecida no período do festejo permaneça viva no coração de todos nós”, disse.

Ao final, foi feita uma consulta à comunidade católica sobre a mudança no horário da celebração da Missa Solene, que acontece tradicionalmente às 8h do dia 13 de junho. O padre Fernando propôs que no próximo ano a Missa da Festa de Santo Antônio seja celebrada ao final da tarde, em virtude do sol forte. A maioria dos presentes acatou a sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *