Equipe Permanente de Campanha

Criação e objetivo

A proposta de criação dessa Equipe surgiu a partir de uma avaliação feita pela Igreja do Brasil, através da CNBB, levando em conta as dificuldades quanto à descontinuidade das campanhas e a desvinculação entre os momentos de uma mesma campanha e considerando as três campanhas anuais, cada uma com uma equipe diferente, dificultando a sistematização e a partilha dos aprendizados para fortalecer as atividades no que têm em comum. Na Diocese de Picos foi criada em outubro de 2007, após realização de um Seminário de Campanhas, em Teresina (PI), nos dias 27 e 28/09/2007.

A Equipe Permanente foi criada com a finalidade de planejar as estratégias de organização, coordenação e animação das campanhas anuais e emergenciais que são promovidas pela Igreja. A equipe tem a missão de organizar as Campanhas com o objetivo de evangelizar e educar para a prática da solidariedade, e ainda incentivar a criação de Equipes Paroquiais Permanentes de Campanhas, na Diocese de Picos.

As Campanhas no Brasil…

… Cada uma apresenta-se um tema para conscientizar fieis e realizar a coleta como um gesto concreto de participação na obra, proposta pelo tema.

I – Campanha da Fraternidade

É uma campanha quaresmal, que une em si as exigências da conversão, da oração, do jejum e da DOAÇÃO.

O lançamento da Campanha acontece na Quarta-Feira de Cinzas marcando a abertura do tempo da quaresma, um tempo especial de evangelização, de chamado à conversão e de penitência em preparação à Páscoa.com a apresentação do seu tema anual, chamando a sociedade a olhar para a realidade, julgando e iluminando essa realidade à luz da Palavra de Deus e do pensamento social da Igreja e chamando à conversão através de gestos concretos.

Como preparação para o período forte da Campanha a Equipe Permanente participa da capacitação Regional para animadores da CF; realiza capacitação Diocesana para multiplicadores das Paróquias e Áreas Pastorais; prepara o lançamento da Campanha em Picos e região.

No período forte da Campanha, a Equipe desenvolve o tema da Campanha com palestras e dramatizações nas escolas (públicas e privadas) para alunos e pais de alunos;  nas comunidades para crianças, jovens, adultos e casais e nos MCS, com entrevistas e debates sobre o tema e coleta (gesto concreto).

A Coleta da Fraternidade realiza-se no Domingo de Ramos, no início da Semana Santa. Os recursos obtidos com a coleta: – destinação: 60% FDS e 40% FNS. Os recursos (FNS) são administrados pela Cáritas Brasileira com destinos a projetos relacionados ao tema. Os do FDS são administrados pela Equipe de Campanhas, juntamente com o Bispo Diocesano e também destinados a projetos relacionados ao tema. Em 2008, foram destinados à “formação Diocesana da PJ”; em 2009, foram para a “recuperação de jovens dependentes químicos”, filhos de famílias carentes; em 2010, para o desenvolvimento do “Projeto Adolescendo”, beneficiando jovens do bairro Morada do Sol; em 2011, para um projeto de “Mulheres da Terceira Idade – Cáritas”, para compra de máquinas para a confecção de sacolas ecológicas.

II – Campanha Missionária

É realizada uma vez por ano, sempre no mês de outubro, culminando no Dia Mundial das Missões.

Em Picos, a Equipe realiza o lançamento da Campanha com uma caminhada, saindo da Igreja N. Sra. Do Carmo (Canto da Várzea) até a Igreja Santa Terezinha (Emaús), por ocasião da abertura dos festejos naquela comunidade, no dia primeiro de outubro.

III – Campanha da Evangelização

A Campanha da Evangelização inicia no domingo de Cristo Rei e segue até o 3º. domingo do Advento, associando a Encarnação do Verbo e o nascimento de Jesus com a missão permanente da Igreja que é evangelizar.

A CNBB prepara e envia a todas as dioceses e paróquias vários subsídios para animação da Campanha e os envelopes para a Coleta realizada no terceiro domingo do Advento A Equipe Permanente ajuda na distribuição desse material, principalmente na distribuição dos envelopes para a coleta  O valor angariado constitui o Fundo para a Evangelização, com o objetivo de despertar os leigos para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja.

DESTINAÇÃO DA COLETA:

Dioceses: 45% do total arrecadado

Regionais da CNBB: 20% do total arrecadado

CNBB Nacional: 35% do total arrecadado

IV – Campanhas EMERGENCIAIS

São Campanhas em situações emergenciais, regionais, nacionais ou internacionais. As campanhas emergenciais de solidariedade promovidas pela Igreja, em âmbito nacional, têm sido convocadas pela Presidência da CNBB e encaminhadas, em nível prático de execução, pela Cáritas Brasileira.

willianricardo

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Facebook

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!