Diocese de Picos sedia o 22º encontro de formação e aprofundamento do ECC do Regional Nordeste 4

Com o tema “Globalização, desafio para a família no século XXI” e lema “Posso fazer o que quero, mas nem tudo me convém” (1Cor 6,12), acontece na Diocese de Picos o 22º Encontro de Formação e Aprofundamento do Encontro de Casais com Cristo (ECC) Regional Nordeste 4 da CNBB. O evento acontece de 22 a 24/02/2019, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, Av. Senador Helvídio Nunes, 1689, Catavento, Picos – PI,

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias e acontece nas paróquias, a fim de levar os casais a uma vivência mais profunda do sacramento do matrimônio e ao engajamento nas pastorais e movimentos da comunidade.

A experiência de formação que acontece em Picos, conta com a participação de 98 casais que vieram das oito dioceses do Estado do Piauí. que vieram das oito dioceses do Estado do Piauí e mais outros 110 casais divididos em 13 equipes de serviço.

Além das delegações de cada diocese e dos participantes das paróquias da Diocese de Picos, estiveram presentes também o Conselho Regional do ECC, formado pelo casal regional e o diretor espiritual regional. Também marcara presença alguns padres diretores espirituais diocesanos e os assessores do encontro.

O casal coordenador regional, Crispino da Silva Lima e Gregória da Silva Lima “Desejamos que todos os casais que estão no encontro possam se abastecer das informações e da convivência fraterna para levem as suas dioceses e paróquias uma renovação para o ECC”.

Na sexta-feira (22), o encontro teve sua abertura com a acolhida das delegações vindas de todas as dioceses do Piauí e participantes de todas as paróquias da Diocese de Picos, além da presença do Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, padres, diáconos, religiosos e religiosas. Depois da solene abertura, Dom Plínio José expôs a palestra inaugural com a temática do encontro, onde destacou o valor da família na Bíblia e nos ensinamentos da Igreja, como também as mudanças rápidas do nosso tempo.

No sábado (23/02), o evento oportunizou aos participantes quatro palestras que abordaram desde a dinâmica necessária ao ECC diante dos desafios para evangelização hoje até os recursos e perigos que as novas mídias e redes sociais representam para a família. Durante os círculos de estudos, que sucederam as palestras para aprofundamento dos temas abordados, o Conselho Regional do ECC reuniu-se para, entre outros assuntos, o XXII Congresso Nacional do ECC, que acontecerá em Brasília (DF), no período de 12 a 14 de julho deste ano. O dia encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo Revmo. Pe. Gonçalo Teixeira Lima, Diretor Espiritual do ECC Regional Nordeste 4, seguida de uma noite de confraternização entre os participantes e de apreciação da cultura da região de Picos.

O domingo (24) começou com a Santa Missa na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, às 07 horas, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José, acompanhada pelos participantes do encontro e da comunidade de Picos. De volta ao CTD, foi servido o café da manhã. Em seguida, o casal Evangelista Francisco de Carvalho e Francisca Agrícola de Carvalho, de Vila Nova do Piauí – PI, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo, Fronteiras (PI), apresentou  a palestra conclusiva, como o tema: “Posso fazer tudo o que quero, mas, nem tudo me convém” (1Cor 6,12).

No final do encontro foi apresentado o novo Casal Diocesano da Diocese de Picos, Francisco João da Luz e Edilene Alves Moura Luzo.

Pe. Gonçalo Teixeira Lima, Diretor Espiritual do ECC no Regional Nordeste 4, falou de suas impressões sobre o encontro: “este encontro aqui em Picos, nestes dias tem sido realmente de grande valia, marcado, desde do primeiro momento, pela alegria, de um certo modo, pelo grau de responsabilidade de amor e de zelo por este serviço escola que é o ECC do nosso Brasil que está aqui no Regional Nordeste 4 e em particular aqui na Diocese de Picos”.

O próximo Encontro de Formação e Aprofundamento do ECC no Regional Nordeste 4, será em fevereiro de 2020, na Diocese de Campo Maior. Por isso, foi entregue ao casal coordenador diocesano a imagem de Nossa Senhora da Vitória que percorrerá todas paróquias da mesma Diocese onde existe o ECC.

A Diocese de Bom Jesus recebeu imagem de Nossa Senhora Aparecida que passará nas oito Diocese do Regional Nordeste 4, em preparação para o XXII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo – ECC, que acontecerá em Brasília – DF, no período de 12 a 14/07/2019, com o Tema: “ECC: Evangelização, Formação e Missão, a caminho dos 50 anos” e o Lema: “Ide e fazei discípulos meus” (Mt 28,19).

Visita à Rádio Educativa de Picos Cultura FM.

Casais coordenadores das equipes de serviços durante o encontro.

Famílias acolhedoras dos casais participantes do encontro.

Momento da despedida dos casais, após o encontro.

 

 

 

PASCOM Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Calendário

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2019› » 

Facebook

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!