Diocese de Picos ordena dois novos diáconos

A Diocese de Picos celebrou na noite dessa quarta-feira, (27/), na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, a ordenação de dois novos diáconos: Francisco Ramires Barros Moura e Cláudio Santana de Carvalho. A celebração eucarística que foi presidida pelo bispo Dom Plínio José Luz da Silva, teve inicio, às 19 horas, e contou com participação do clero e de representantes das diversas comunidades que formam a Diocese de Picos, além das Arquidiocese de Teresina – PI, Arquidiocese de Fortaleza – CE e Diocese de Oeiras – PI.Francisco Ramires Barros Moura é natural da paróquia Senhora Sant’Ana – Santa Cruz do Piauí PI. Filho do casal Maria das Dores da Silva e José Inácio de Moura. Iniciou os estudos em 199, na Unidade Escolar Catarina, localizada no Centro da cidade de Santa Cruz do Piauí – PI, onde também cursou o Ensino Fundamental Menor, entre 2000 a 2004. Fez o Ensino Fundamental Maior, entre 2005 a 2008, na Unidade Escolar Severo Maria Eulálio, localizada no Centro da cidade de Santa Cruz do Piauí – PI. Em 2009, entrou para o Seminário Menor São José, em Picos – PI, para fazer o Ano Propedêutico, cursando o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, em 2011. Em 2012, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, cursando Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina – PI, até o ano 2018. Entre outras atribuições em nível diocesano, a partir de 2019, Francisco Ramires acompanhará a Pastoral Familiar e o ECC – Encontro de Casais com Cristo.Cláudio Santana de Carvalho é natural da Paroquia Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana – PI. Nasceu no dia 24 de setembro de 1991, filho do casal Calixto Temístocles de Carvalho e Teresa Rodrigues Santana. Tem apenas uma irmã. Iniciou seus estudos no ano 1996, na Creche Municipal Mãe Toinha, localizada no Centro da cidade Paulistana – PI. Fez o Ensino Fundamental I e II entre os anos 1999 a 2007, na Unidade Escolar Caio Coelho Damasceno, localizada no bairro Cohab, cidade de Paulistana – PI. Entre os anos 2008 a 2010, iniciou o Ensino Médio na Unidade Escolar Ginásio Paulistano, localizado no Centro da cidade Paulista – PI. Em 2011, entrou para o Seminário Menor São José, em Picos – PI, para fazer o Ano Propedêutico, concluindo o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, em 2011. Em 2012, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, cursando Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina – PI, até o ano 2018. Entre outras atribuições em nível diocesano, a partir de 2019, Cláudio Santana acompanhará a Liturgia, os Coroinhas e os Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística.

Com a ordenação, os diáconos podem realizar batizados, assistir casamentos, celebrar exéquias, dar a bênção com o Santíssimo Sacramento, proclamar o Evangelho nas celebrações presididas pelo padre, bispo ou o Papa, fazer homilias e celebrações da Palavra, distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, levar a Comunhão aos enfermos, presidir os sacramentais, além do serviço à mesa da Eucaristia. Vale lembrar que os diáconos não podem presidir a Missa e nem ouvir Confissões ou administrar a Unção dos Enfermos.

Ao final da celebração Dom Plínio apresentou aos novos diáconos as paróquias nas quais os mesmos irão realizar seu estágio diaconal a saber: Cláudio Santana vai para a Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Jaicós – PI, onde será acompanhado pelo  . Antonio Mendes Neto. Francisco Ramires vai para Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteira – PI, onde será acompanhado pelo Pároco, Pe. Gildo Coelho.

Veja aqui todas as fotos

PASCOM Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Calendário

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2019› » 

Facebook

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!