Diocese de Campo Maior (PI) acolhe seu 3º bispo diocesano, Dom Francisco de Assis

Na tarde/noite desse sábado (30/09), a Praça da Catedral de Santo Antônio em Campo Maior – PI ficou repleta de fiéis que vieram acolher seu novo pastor diocesano, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos.

Dom Francisco de Assis foi acolhido às 16h na entrada do município pelos bispos do Regional Nordeste IV, padres, fiéis, autoridades e representantes dos diversos seguimentos da sociedade. No local recebeu das mãos do prefeito municipal a chave da cidade.

Concluindo o ato, seguiu em carro aberto percorrendo algumas ruas da cidade até a Catedral de Santo Antônio. A entrada oficial na Igreja Mãe da Diocese marcou o início do Pastoreio do novo bispo, pois é da cátedra da cede episcopal que ensinará o seu povo a manter os olhos fixos em Jesus.

A Celebração Eucarística teve início às 18h e foi marcada pelo rito próprio da cerimonia religiosa iniciando com a leitura da Bula de nomeação episcopal enviada pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Inicialmente presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, que após entrega-lo o Báculo e apresenta-lo a Cátedra passou a presidência para Dom Francisco.

Concelebram a Eucaristia, Dom Plínio José Luz da Silva, bispo da Diocese de Picos, Dom Edilson Soares Nobre, bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edivalter Andrade, bispo da Diocese de Floriano, Dom Eduardo Zielski, bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Alfredo Scháffler, bispo emérito de Parnaíba, Dom Augusto Alves da Rocha, bispo emérito de Floriano, Dom Paulo Jackson, bispo da Diocese Garanhus – PE, Dom José Luís, bispo da Diocese de Pesqueira – PE, e Dom Vasconcelos, bispo de Sobral – CE.

Em sua homilia, Dom Francisco de Assis disse: “O sacerdócio não é um dom para sim mesmo, também o episcopado, tudo é graça de Deus, a escolha de um pastor para uma porção da Igreja, Igreja de Campo Maior, é de Deus, confirmada pela Igreja na autoridade do Papa Francisco. A igreja me ordenou bispo, um Dom para o clero, para os seminaristas, para os agentes de pastorais na sua extensão missionária, pois formamos em Cristo um só corpo”.

Nomeado pelo Papa Francisco no dia 21 de junho de 2017, Dom Francisco de Assis é o terceiro bispo da Diocese de Campo Maior. A Diocese estava vacante há mais de um ano, quando o então bispo, Dom Eduardo Zielski, foi transferido pelo Papa para a Diocese de São Raimundo Nonato (PI), em 2 de março de 2016. Nesse período de vacância a Diocese foi administrada pelo Pe. Raimundo Nonato Cruz Duarte.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email