Desdobramentos da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí

Os encaminhamentos da 14º Romaria da Terra e da Água no Piauí foram apresentados ao governo do Estado do Piauí, que na reunião, promovida nessa segunda-feira (18), no auditório da Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN PI), em Teresina, esteve representado pela vice-governadora Regina Sousa e pelo secretário estadual de Planejamento, Antonio Neto. Assessores do governo, também participaram do encontro. Eles puderam analisar as proposições construídas nos seminários temáticos e formado um Grupo de Trabalho entre Governo e Sociedade Civil, sob a coordenação da Superintendente de Planejamento Estratégico da SEPLAN, Rejane Tavares.

Pelo Regional Nordeste 4 da CNBB, participaram da reunião o bispo referencial das pastorais sociais no Regional Nordeste 4, Dom Plínio José Luz da Silva, o coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Gregório Borges e o coordenador da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Adonias de Moura Rodrigues.

Dentre os objetivos traçados, está o de elaborar e desenvolver as ações apontadas pelos participantes da 14ª Romaria da Terra e da Água, realizada nos dias 14 e 15 de julho de 2018, na cidade de Paulistana, na região sudeste do Piauí.Como ação já planejada pelo Grupo de Trabalho (GT), acontecerá nos dias 11 a 17 de março de 2019, visita às comunidades e famílias atingidas pelos grandes Projetos Econômicos no Estado do Piauí, nos municípios de Pio IX, Caldeirão Grande, Marcolândia, Simões, Curral Novo, Betânia e Paulistana, todos localizados na região sudeste do estado. Nesses municípios será realizado um levantamento da realidade, através de escuta e diagnóstico.

No encontro dessa segunda-feira, ficou reafirmada a data de 11 de março, para que as equipes compostas por técnicos do governo do estado, agentes de pastoral e membros de organizações da sociedade civil, integrantes do Grupo de Trabalho, sairão em caravanas para esses municípios. As atividades seguirão um roteiro com a realização de visita às famílias existentes na área.

De acordo com o acertado no encontro realizado na Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (SEPLAN PI), em Teresina, depois de concluídas as visitas, os participantes da ação devem fazer uma nova reunião. O momento será destinado para a escuta e construção de encaminhamentos a serem feitos com a participação de representantes das comunidades visitadas.

Fotos de Fábia Vieira, assessora de comunicação da SEPLAN – PI.

ROTEIRO DE VIAGENS PARA VISITAS DO GT ROMARIA DA TERRA.

PASCOM Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Calendário

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2019› » 

Facebook

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!