Comunidade de Francisco Santos celebra a Festa da Padroeira

Neste domingo (13/10), a alegria tomou conta do coração do povo de Francisco Santos – PI. Na cidade toda se falava sobre os festejos da Padroeira, Imaculado Coração de Maria. A Anto…nia Ana da Silva Morais Lima (Toinha) era uma que não conseguia esconder o contentamento pelo êxito do evento.  “Nunca em Francisco Santo teve uma festa tão bem participada como a deste ano. Todas as noites foram bem participadas, os casais, as crianças, os idosos. Acho que foram as bênçãos do céu que caíram em nossa Cidade”, afirmou.

A Missa principal da Festa, presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, com a participação do pároco, Pe. Jonas de Moura Batista, teve início, às 07:00 h. Já no início do ato litúrgico, a praça da frente igreja está cheia de fiéis procedentes de várias localidades da região.

Durante toda a celebração o sol não apareceu, pois o céu estava coberto por nuvens. Assim, as pessoas ficaram mais confortadas no ambiente. Por motivos técnicos, a Rádio Educativa de Picos cultura FM só conseguiu transmitir a parte final do evento. No entanto, o som local que era de boa qualidade,  ajudou bastante os participantes ficarem mais atentos. A equipe litúrgica formada por vários membros, motivou o envolvimento de todos.

Na homilia, Dom Plínio, tomando como referência o Evangelho que falava sobre o Menino Jesus entre os doutores, aos 12 anos, no Templo (cf. Lc 2,41-52), destacou as atitudes de Maria e de José diante da perda do Filho em Jerusalém. “José foi com a Esposa em busca do Menino, os dois juntos. Ao encontrá-lo no Templo, Maria reclamou: “Meu Filho, porque agiste assim conosco”? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos” (v. 48). Em seguida Ela e o esposo escutam o Filho falar: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” (v. 49), explicou. E continuou, dizendo: “Tem pai ou mãe que só sabe falar, falar ou reclamar, mas não escuta o que filhos têm a dizer. Maria e José, ao contrário, deixaram que o Menino Jesus falasse e explicasse. Então, eles compreenderam a sua palavra”.

No final da celebração, duas mulheres, representando a coordenação da Festa, fizeram os agradecimentos que foram reforçados pelo Pe. Jonas, que também convidou a comunidade para participar da procissão, à tarde do mesmo dia. Dom Plínio convidou os jovens para frente e incentivou a assembleia a acompanhar os acontecimentos que destacam a Juventude da Diocese de Picos, com o encerramento da 3ª Missão Jovem e a realização da IV Romaria Regional da Juventude no período de 18 a 20/10, na cidade de Picos.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email