Comunidade Cantinho festeja sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida

Em clima de muita animação, a comunidade de Cantinho, pertencente a Área Pastoral de Queimada Nova, Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, a 207 km da sede da Diocese de Picos, celebrou quinta-feira (10/10), a 8ª noite do Festejo da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, destacando como sub tema “Maria, Mulher Eucarística”. A Missa na praça da igreja foi presidida por Dom Plínio José Luz da Silva, bispo diocesano e contou com a participação de centena de fiéis da localidade e diversas comunidades vizinhas.

A Festa deste ano tem como tema central, “Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa Luz”. Muitas pessoas estavam vestidas com a camiseta do festejo em sinal de sua devoção a Padroeira.

Cerca de 100 jovens assumiram a animação da noite através dos cantos, procissão da Palavra, liturgia e coreografia. Esta participação demonstra o quanto cresceu a proximidade da Juventude das atividades da Igreja. Também foi grande o número de crianças presentes, acompanhadas dos seus pais e avós.

Nas noites anteriores a comunidade contou com a presença dos Padres Paulo de Araújo Rocha, da Área Pastoral de Queimada Nova, Maurílio Silva Quirino, da Paróquia de Afrânio (Diocese de Petrolina), Emanuel Messias Nunes Sobreira, da Paróquia Lagoa do Barro (Diocese de São Raimundo Nonato), José Pio Feitosa Marinho, pároco da Paróquia de Paulistana e José Mairton da Silva Sousa, da Paróquia do Junco (Picos).

Todas as noites, uma equipe de jovens faz a interação com os internautas conterrâneos através das redes sociais. Ao mesmo tempo, uma outra equipe se encarrega de registrar todos os momentos da celebração com imagens e som.

Após o ato religioso, começa a parte social da Festa. O povo se concentra diante da barraca para saborear os alimentos preparados com as doações do devotos. Há três a comunidade não faz mais leilões, pois a experiência não oferecia vantagens na arrecadação de recursos. O Sr. Gregório Coelho de Sousa, membro do Conselho da Comunidade (há uma orientação da Diocese de Picos para que os membros dos Conselhos Comentários sejam mudados a cada dois anos, para dar oportunidade de participação a outros membros das comunidades), admite que essa mudança está associada ao crescimento da consciência comunitária do povo, como a partilha através do dízimo. “Quando a gente fazia o leilão sempre sobrava um monte de “jóias” e também, alguns não pagavam os débitos, gerando prejuízos para comunidade”, argumentou.  Acrescentou… “o sistema de quermesse (pratinhos, bolos, tortas, creme de galinha, “maria Isabel”, paçoca e refrigerantes), favorece a participação de todos e gera recursos imediatos”. Vale lembrar que o dinheiro arrecadado na Festa deste ano será usado para a construção da torre da igreja.

A comunidade de Cantinho conta com uma Escola Municipal funcionando nos turnos manhã, tarde e noite. O estabelecimento de ensino acolhe crianças, adolescente e jovens do pré-escolar até a conclusão do Ensino Fundamental 1 e 2.

Na localidade também existe um Posto de Saúde, com a presença de uma tem enfermeira, de segunda a quinta-feira e um médico do PSF, de 15 em 15 dias. O Centro de Saúde faz também o acompanhamento das vacinas. (não possível colher informações seguras junto à população sobre a qualidade desse Serviço Público de Saúde).

Outros benefícios ao alcance das famílias é a feira todos os domingos acontece a feira, dando oportunidade a população de adquirir os produtos de consumo por um preço mais acessível, o sinal de internet via rádio e de celular rural via antena.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email