Comissão inicia os trabalhos de coleta de dados para o relatório quinquenal da visita ad limina

Neste terça-feira (14/05), às 14:00h, aconteceu a primeira reunião da comissão para coleta de dados e elaboração do Relatório Quinquenal em preparação para Visita ad limina, que acontecerá no ano 2020, em Roma. A comissão é formada pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, os padres Francisco de Assis Sousa, Sebastião Francisco dos Santos, Antônio Mendes Neto, Fernando Amando de Sousa, Paulo Henrique da Silva Oliveira, João Pereira de Sousa, os diáconos Claudio Santana, Francisco Ramires e as leigas Oneide Rocha, Aurenir Paiva e Maria das Dores Rufino Costa.

No início da reunião, Dom Plínio, apresentou o formulário enviado pela Congregação para os Bispos que servirá como base para o Relatório. Também motivou a comissão a se dedicar na coleta de dados a serem apresentados à Santa Sé.

A cada 5 anos, todos os Bispos diocesanos da Igreja Católica Apostólica Romana devem ir a Roma, para uma visita aos túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo e apresentar-se ao Papa. Por ocasião do encontro com o Sumo Pontífice devem falar sobre o estado pastoral das suas dioceses e ouvirem a apreciação e as orientações do Santo Padre. É costume também participarem da concelebração da Santa Missa nas Basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros.

Seis meses antes da Visita, cada Bispo deve enviar um Relatório detalhado sobre a organização e ação pastoral de sua diocese para o Papa, as Congregações e Dicastérios da Cúria Romana. A elaboração e o envio do Relatório devem ser as principais iniciativas do Bispo em preparação para Visita. A as normas que regulam tanto os Relatório como a Visita estão prescritas nos cânones 399 e 400 do Código de Direito Canônico.

Por certo, a Visita ad limina quinquenal confirma a importância do vínculo da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana e fortalece muito mais os laços da comunhão entre os Bispos e o Sucessor de Pedro.

PASCOM Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Calendário

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2019› » 

Facebook

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This