Bispos visitam famílias que vivem em torno de Parque Eólico na comunidade Serra do Inácio – Diocese de Picos

Os bispos Dom Plínio José Luz da Silva da Diocese de Picos – PI e Dom Gilberto Pastrana de Oliveira da Diocese de Crato – CE acompanhados de padres e representantes da Cáritas Brasileira das duas Dioceses e do Regional Piauí realizaram nessa sexta-feira (27/04), visita às famílias que vivem em torno de Parque Eólico na comunidade Serra do Inácio pertencente aos municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí na Diocese de Picos.

Conhecer a realidade do povo já faz parte da missão pastoral do bispo, mas a visita à região surgiu através da Cáritas de Crato que há meses foi convidada pelo Grupo Votorantim (Empresa responsável pela implantação do Parque Eólico) para a construção e implementação de um Projeto Social financiado pela Empresa e pala Fundação Banco do Brasil voltado para o atendimento a essas famílias, sobretudo aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Mediante a informação, as duas Igrejas irmãs através de seus pastores decidiram ir ao encontro dessas famílias para ver de perto a realidade e assim iniciar a viabilização do projeto tendo a certeza de que o mesmo condiz com os princípios da Igreja Católica e da Cáritas Brasileira.

Durante o dia, a equipe visitou as famílias ouvindo e vendo seus relatos de vida e anseios. Foi notório duas realidades distintas, famílias que demonstram conhecimento e coragem para trabalhar e famílias desanimadas e com falta de conhecimento. Para Dom Gilberto, mediante a visita, o projeto a ser viabilizado é muito pequeno diante das necessidades. “Teríamos de renegociar com a Fundação Banco do Brasil para inserir não só às famílias já detectadas, mas muito mais, pois as demandas são grandes”, disse.

A partir de então, a Cáritas Regional do Crato em gestão compartilhada com a Cáritas Diocesana de Picos, Cáritas Regional Piauí e agentes do Sindicato Local e da Área Pastoral de Curral Novo do Piauí será a gestora do Projeto indo de encontro à realidade das famílias.

A visita a comunidade encerrou às 17h com a Celebração da Eucaristia presidida por Dom Gilberto Pastrana e concelebrada por Dom Plínio José e sacerdotes presentes. Dom Gilberto caracterizou a visita como um Dia de Evangelização e Pastoreio. Veja no vídeo.

 

Veja aqui todas as fotos!

Por Cleuma Silva

PASCOM Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Palavra do Bispo

Dom Plínio

Diocese de Picos

Calendário

DomSegTerQuaQuiSexSab
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2018› » 

Facebook

Share This
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!